A Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) reúne mais de 12.000 membros dedicados ao estudo da América Latina e do Caribe. A LASA é caracterizada pela diversidade de disciplinas e abordagens utilizadas por seus membros para contribuir no ao debate, pesquisa e ensino sobre a região. Na LASA existem atualmente 40 seções que têm o objetivo de promover o interesse comum dos membros em áreas específicas de estudos latino-americanos.
Apesar da grande diversidade de áreas de estudo abordadas na LASA, atualmente não há uma seção especificamente dedicada à gestão pública e questões de política pública. Uma nova seção da LASA sobre esses assuntos abriria um espaço valioso para acadêmicos, autoridades públicas e estudantes interagirem e colaborarem em torno desses interesses comuns.
Por meio desse convite, um grupo de acadêmicos propõe a criação da Seção de Gestão Pública e Políticas Públicas, a fim de abri-la no próximo congresso anual da LASA, que acontecerá em Guadalajara, México, entre os dias 13 e 16 de maio 2020.
O que é necessário para criar a nova seção? A LASA tem um manual de requisitos para criar e manter uma seção, mas, por enquanto, trabalhamos com uma: ter 75 colegas fundadores. É por isso que fornecemos um link para coletar os dados básicos daqueles que estão interessados em fazer parte deste projeto, para que possamos trabalhar nele e apresentá-lo coletivamente.
Preliminarmente, o projeto proposto é o seguinte:
Projeto de nova seção na LASA
Nome preliminar: Gestão pública e políticas públicas
Objetivo: Abordar temas teóricos e aplicáveis relacionados à governança, administração e gestão pública, políticas públicas, e relações públicas na América Latina. Promoverá pesquisas rigorosas empiricamente, sem privilegiar qualquer abordagem ou método. A seção terá uma orientação especial à comparação entre países e regiões.
Venha participar deste projeto registando seu interesse aqui!